segunda-feira, 14 de julho de 2008

BELEZA, CABELOS, MÚSCULOS E UMA MISSÃO!

Quando falamos na história bíblica de homens que tiveram suas vidas sentimentais repletas de dramas, ações e decepções amorosas lembramo-nos de Davi, Salomão e nosso alvo nesse artigo SANSÃO. Esse jovem era da tribo de Dã, filho de Manoá e de mãe sem nome na bíblia (pode ser visto como machista, mas era o costume da época mulheres não fiquem com raiva).
O livro de Jz. 13 aos 16 nos mostram uma história de vida um tanto conturbada e atualmente viraria filme líder de bilheteria e uma super produção de Hollywood. A linhagem de Sansão era a tribo de Dã, outro detalhe a parte uma vez que se fizermos um estudo detalhado desde a origem da Tribo veremos seus problemas e seus erros. Mas nosso Deus faz novas todas as coisas e queria usar Sansão como um instrumento muito poderoso para executar seu plano na Terra. Coitado do Sansão se nascesse em dias atuais com o surgimento de várias correntes teológicas, como libertação, cura de maldições e outras, com certeza ele passaria por todas elas para quebrar toda ligação com o passado de sua tribo. O que tem que ser destacado era que uma grande obra seria feita por meio dele, de um ventre outrora estéril, agora estava prestes a gerar um libertador do seu povo.
Sansão crescera em um contexto em que o povo israelita era oprimido por outro povo chamado filisteus. E Deus vendo que aquilo não era bom, inicia o PLANO LIBERTADOR, ou melhor, PLANO NEO, era o que Sansão seria o libertador que com grande força derrotaria qualquer um que ousasse atrapalhar os planos de Deus para aquele povo. E o sinal com Deus que Sansão carregava era seu voto de nazireado, em que navalha alguma poderia ser passada por sua cabeça, não poderia ingerir vinho ou derivado de uva.
Era chegado o momento de Sansão iniciar suas escolhas e é aí que Deus queria agir por meio de Sansão. Deus quer começar a agir em nossas vidas em nossas difíceis escolhas, pois um homem é movido por decisões a tomar, já dizia o famoso filósofo que não tomar uma escolha é por si só uma escolha. Se pararmos e pensarmos nossas vidas são repletas de decisões, vou lhe dar um minuto agora e reflita quantas escolha você fez hoje. Ler meu artigo é uma escolha, e que escolha boa!
Prossigamos, Sansão se decide casar com uma filistéia por quem se afeiçoa. Ao comunicar seus pais escutam uma desaprovação, porque já pensou você se casar com uma pessoa que é do seu principal inimigo e opressor. Imagino eu que esse seja o primeiro Romeu e Julieta da face da Terra porque pra quem conhece a história as famílias eram inimigas e desaprovavam o namoro dos dois.
Deixando Shakespeare de lado, a escolha de Sansão era uma atitude que tinha o direcionamento do Espírito, veja o cap. 14: 4:

“Seus pai não sabiam que isso vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus”.

Pois bem amados, o que temos que tomar bastante cuidado é que uma onda de Sansão está querendo se levantar nas igrejas, principalmente nossos adolescentes e jovens. Eles entendem que a atitude tomada por Sansão pode ser seguida assim sem mais sem menos e sem qualquer direcionamento. Por exemplo, já soube de vários casos que o irmãozinho vai até seu pastor e comunica que está namorando uma não cristã e que em breve irá se casar e irá trazer a pessoa para a luz. Será que você ao tomar essa atitude está cumprindo ao menos um dos propósitos de Sansão:
1. Direcionamento de Deus;
2. A atitude será para engrandecer o nome do Senhor e para ser feita uma obra por meio de mim;
3. Eu recebi uma palavra de Deus que essa seria a minha missão, ou seja, resgatar aquela pessoa ao começar me envolver com ela;

Se você recebeu de Deus assim como Sansão uma missão amém, mas se você quer usar isso como desculpa para apenas satisfazer seus prazeres pessoais sinto te dizer que a bíblia não concorda com sua atitude.
O caso de Sansão e do seu casamento serviu como uma porta de entrada em que o próprio Sansão a usou como uma forma de fazer sua obra. Até porque Deus saberia que aquele casamento não daria certo desde o início, como não deu tendo no fim sua mulher sendo dada para seu amigo, amigo da onça na verdade, e no fim sendo morta juntamente com seu pai. Mas em todo esse episódio Sansão mostrou a todos que quando o Espírito tomava o seu corpo não havia homem algum que pudesse o subjugar.
Em um dos relatos os soldados tentam o prender, mas com uma queixada de jumento mata quase mil homens. Toda essa matança afastava Sansão gradativamente do seu foco que era libertar seu povo da opressão dos filisteus.
O primeiro passo para o desvio de Sansão foi se dirigir para longe de sua terra, e isso nos acomete atualmente quando começamos a se distanciar do convívio dos santos, da comunhão com meus irmãos. Vou a locais que não devo ir, a ver pessoas que vão me fazer mal e principalmente e fazer escolhas erradas. Sansão se dirige a Gaza uma cidade ao sul de sua terra por volta de 60 km.

Cap. 16:1 – “Sansão foi a Gaza, e viu uma prostituta e passou a noite com ela”.

Muitos ao se afastarem acabam prostituindo com o mundo, ou seja, experimentam os deleites e prazeres que ele oferece e vão cada vez mais atolando no lamaçal de pecado e escuridão. Após pintar e bordar em Gaza Sansão vai até o Vale de Soreque sem dar algum sinal de arrependimento. Muitas vezes quando estamos atolados em pecados esquecemos que Deus é misericordioso para nos perdoar com apenas uma atitude nos arrepender e deixar de pecar.
Sansão ali naquele local se afeiçoa de outra mulher chamada Dalila, que seria a cartada final para a derrocada de Sansão. Até essa hora mesmo com todos os pecados cometidos e a vida desregrada Sansão não havia contado a ninguém seu grande segredo e o pacto celebrado com Deus desde o nascimento. Disse até agora mesmo porque Satanás vai tentando nos atrair para seu terreno e busca nos entreter de todas as formas, nos afastando do convívio dos santos, dando-nos prazeres para a carne e fazendo que vida de pecado seja normal. Ele quer descobrir nossos maiores segredos, ele quer saber aonde podemos fraquejar para aí fazer sua destruição e tomar conta de nós.
Dalila a cada momento tentava arrancar de Sansão da onde vinha sua força e insistentemente sem cansar questionava. O inimigo tenta nos vencer é pelo cansaço e não irá desistir nunca.

Cap. 16:19,20 – “ Então Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.”. “Então ela chamou: Sansão, os filisteus o estão atacando! Ele acordou do sono e pensou: Sairei como antes e me livrarei. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado”.

Sansão havia tomado passos inconscientes que o levaram a derrota. Para podermos refletir:
1. Deixar-se de prestigiar a presença de Deus;
2. Buscar má companhia de namoradas pagãs;
3. Guardar pecados sem confessá-los;
4. Deixar-se levar por uma emoção descontrolada;
5. Esquecer-se do voto de consagrações;

Todos os pecados cometidos por Sansão tiveram duras conseqüências, assim como todos os exemplos bíblicos como Davi entre outros. Ele fora levado cego para um moinho em que ficava dia e noite puxando dentro da prisão.
Mas para Deus um coração contrito ele não rejeita e ali naquele cárcere Sansão buscava resgatar com Deus sua intimidade e como sinal seus cabelos voltaram a crescer, assim como a presença do espírito em sua vida. Portanto, quando estivermos ali no poço do pecado, derrotados e vazios o Senhor não irá rejeitar um coração arrependido e vai voltar a ser morada em nós.
O segredo do declínio da espiritualidade está em nossos corações. É vital reconhecê-lo, confrontá-lo e vencê-lo, antes de ser vencido.

1 Co. 9:27 – “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado”.

A paz de Deus seja com todos vós.

Rafael de Ávila Pantaleão.

Nenhum comentário: