terça-feira, 29 de julho de 2008

OUTRO ENFOQUE AS OLIMPÍADAS



No próximo dia 08/08/08 com início da cerimônia marcada para ás 08h08min Hs, será aberta mais uma edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim , na China . Mais de 10 mil atletas correndo atrás de superar seus limites, apresentando um espetáculo esportivo para milhões de espectadores por todo o mundo.
As competições esportivas de um modo geral são extremamente fascinantes. Os atletas buscando superar seus limites em busca de alcançar lugares que os projetem para o mundo inteiro. Em determinadas ocasiões o esforço chega a beirar a insanidade colocando seus corpos em risco. Exemplo clássico foi daquela maratonista que cruza a linha de chegada cambaleando sem força alguma, mas com um esforço extremo superando seu próprio corpo.
Outro emocionante exemplo ocorreu nas Olimpíadas de 2000 de Sydney, quando o nadador de Guiné Eric Moussambini registrou o pior tempo numa prova de 100 m estilo livre da natação, mas ainda assim saiu da água aplaudido de pé por todos. Em determinado momento Eric começou a bater pernas e braços desordenadamente sem qualquer técnica. Ao final da prova o esforço heróico de Eric fora reconhecido por todos que assistiam aquela prova e as imagens dele ficaram para o mundo como um exemplo de superação e esforço que o esporte proporciona. Chegar ao final da prova para Eric era naquele instante o sentido de sua vida.
E vejam só vocês os esportes e competições já existiam na época de Jesus e dos seus discípulos. Aliás, muito antes os anais nos contam que um dos primeiros jogos dos quais se tem conhecimento datam de 775 a.C na Grécia Antiga. E nos tempos pós Jesus o apóstolo Paulo usa ilustrações até como forma didática para o povo acerca das competições atléticas servindo essas como bases para o ensino da palavra de Cristo. Isso se dava muito pelo motivo da Grécia ser um território onde os esportes estavam enraizados a cultura do povo e eram práticas constantes.
Em sua carta aos cristãos e provavelmente também aos atletas de Corinto ele assim escreveu:

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. (1 Co. 9:24-27)

No texto de Coríntios alguns pontos podem ser destacados, primeiramente irei falar sobre a “coroa corruptível”. Os atletas da época de Paulo recebiam na premiação uma coroa de louros que eram postas sobre suas cabeças ao invés das medalhas que hoje se utilizam. Dessa maneira os atletas de uma forma geral tinham que se preparar, sobretudo como diz a palavra se abster de algumas coisas que atrapalhassem o rendimento. Para alcançar os resultados desejados, ou seja, os objetivos traçados o indivíduo subjuga seu corpo a um regime metódico.
Em nossa vida cristã se fizermos uma comparação a atitude não será muito diferente do atleta, nossos corpos da mesma maneira devem estar subjugados a vontade maior que é de servir a Deus, mas como diz a palavra a nossa recompensa é algo muito maior e incorruptível.
Nossas vidas devem estar em constante preparo para a Olimpíada da vida cristã, para não sermos reprovados ou não alcançarmos o índice celestial devemos:

E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Te. 5:23)

Sem a santificação de corpo, alma e espírito nossos resultados não serão satisfatórios e estaremos como aqueles que correm como indecisos ou que combatem batendo no ar como menciona Paulo.
Preparo-me para assistir as competições dos jogos olímpicos da China torcendo para que o sentido da vida dos Erics, meu e seu, não estejam somente em quebrar recordes ou em ver nosso país ganhar número de medalhas, mas em nos preparar para alcançar a coroa incorruptível mencionada por Paulo.
Portanto, se você deseja buscar alcançar essa coroa incorruptível esse é o tempo de entregar sua vida aquele que é nosso recordista e maior ganhador de todos, JESUS! “Receba da coroa e compartilhe a vida eterna”

Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. (II Tm. 2:5)


Rafael de Avila Pantaleão

Nenhum comentário: